Quem tem direito ao Duepay — Sistema de auxílio uniforme e material escolar da rede pública de SP?

Menina refletindo sobre quem tem direito ao duepay.

O auxílio uniforme e material escolar do município de São Paulo tem sido um sucesso. Segundo informações da própria prefeitura, em 2023, foram mais de 500 mil vendas de uniformes e materiais. A maioria delas aconteceu através do Kit Escolar Duepay, o sistema de pagamentos do auxílio.

Tornou-se, então, fundamental que pais e alunos saibam como utilizar o Duepay. Neste artigo, você vai conhecer todos os passos para usar o sistema, desde a regularização da matrícula até o pagamento das compras.

O que é o Duepay — Sistema de auxílio uniforme e material escolar da rede pública de SP?

O Kit Escolar Duepay é o aplicativo oficial usado pela prefeitura de São Paulo para a disponibilização do valor do auxílio uniforme e material escolar.

O aplicativo possui funcionalidades parecidas com as de um banco digital, pois é possível ver o saldo e efetuar pagamentos. O diferencial é que esse sistema só permite compras em lojas credenciadas e de produtos incluídos no benefício — no caso, uniformes de escolas municipais de São Paulo ou materiais escolares aprovados pela prefeitura.

Por que participar do Kit Escolar Duepay?

O aplicativo é o principal meio para a aquisição de materiais escolares e uniformes utilizando o auxílio da prefeitura. A outra forma de acessar o benefício é requisitando uma carta senha, que é um código associado ao CPF do beneficiado, para finalizar a compra.

Como o recebimento da carta senha é mais demorado, participar do Kit Escolar Duepay facilita e agiliza o processo de compra. Quem não tem um celular de uso pessoal pode recorrer aos tablets distribuídos aos alunos da rede pública municipal de São Paulo.

Quem tem direito ao sistema de auxílio uniforme e material escolar da rede pública de SP?

Todos os alunos com matrículas regularizadas em escolas municipais de São Paulo, incluindo quem faz parte da educação de jovens e adultos e dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos, têm direito ao auxílio material escolar.

Já o auxílio uniforme só é válido da educação infantil ao ensino fundamental II, isso corresponde, aproximadamente, aos alunos de 4 a 14 anos de idade.

Como funciona esse sistema de auxílio uniforme e material escolar?

Quem está matriculado ou tem filhos que estudam em uma das séries previstas para receber os auxílios deve fazer o cadastro no Duepay usando o mesmo CPF que consta na matrícula e esperar o período em que o dinheiro é adicionado ao sistema.

Para saber se o documento está devidamente regularizado junto à escola, é só acessar o Sistema Informatizado Escola Online (EOL), que possui todas as matrículas da rede municipal.

Outra maneira de averiguar a situação do benefício, é através da consulta de cadastro no site da Secretaria Municipal de Educação. Tendo algum problema, deve-se normalizar a matrícula na própria escola.

O dinheiro costuma ser liberado antes do início do ano letivo e, geralmente, fica disponível para utilização por nove meses.

Como comprar uniformes e materiais escolares pelo Duepay?

Primeiro, deve-se baixar o aplicativo e realizar o cadastro nele. O processo requer uma selfie tirada na hora e fotos dos documentos para a comprovação de que quem está realizando a inscrição é o responsável legal pela matrícula escolar.

O processo todo pode levar mais de 30 minutos, pois o Kit Escolar Duepay pede um tempo para a checagem das informações. Depois, o beneficiário precisa procurar uma loja credenciada pela prefeitura de São Paulo e escolher os itens que são permitidos para a compra.

Para o pagamento, o sistema gera um QR Code que deve ser apresentado à loja e o valor será descontado automaticamente.

Se tiver dúvidas sobre o que comprar com o auxílio ou quiser se manter por dentro das mudanças no benefício, confira outros posts do nosso blog.

auxílio escolar spauxílio material escolarauxílio uniforme SP