Famílias que mudaram de cidade ainda podem usar o Duepay?

Famílias que mudaram de cidade ainda podem usar o Duepay?

O Duepay é parte importante da história recente da educação paulistana. Graças a ele, a qualidade da educação municipal cresceu, devido à melhoria das condições dos materiais escolares dentro de sala de aula, e, como efeito disso, houve uma maior adesão dos estudantes aos projetos estudantis da capital paulista, reduzindo drasticamente as taxas de evasão escolar do município.

Contudo, muitos se perguntam se, caso uma família se mude de cidade, deixará de ter acesso aos benefícios oferecidos pela prefeitura para a compra de uniformes e materiais escolares por meio do Duepay. Fique por dentro da resposta para esta e outras perguntas igualmente relevantes abaixo!

O que é o benefício Duepay?

O benefício Duepay faz parte de um dos planos mais bem-sucedidos da educação paulistana. Trata-se do nome popular dado a dois programas da prefeitura, o Programa Auxílio Material Escolar e o Programa Auxílio Uniforme Escolar, os quais, como os próprios nomes dão a entender, oferecem verbas para que pais e responsáveis adquiram materiais escolares e uniformes para seus filhos.

Quem tem direito ao benefício Duepay?

O benefício Duepay é direcionado a todas as famílias as quais possuem filhos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e a instituições educacionais parceiras da prefeitura. Essa concepção abrange as escolas de educação básica, incluindo educação infantil, ensinos fundamental e médio, e os Centros de Estudos de Línguas Paulistanos, os famosos CELPS.

Famílias que se mudaram de São Paulo ainda podem usar o Duepay?

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, na página que diz respeito às verbas disponibilizadas para a compra de materiais escolares e uniformes, não diz nada sobre ser obrigatória a moradia das famílias dos estudantes ou dos próprios estudantes nos limites do território paulista. O que se fala é sobre os alunos estarem matriculados e frequentarem as escolas municipais da cidade.

Dessa forma, o que é informado, mesmo que de forma implícita, é que não importa muito se o estudante é morador da cidade de São Paulo ou de um município vizinho. O importante é o local onde ele estuda e se ele, de fato, é assíduo no acompanhamento das aulas e das atividades escolares da instituição na qual está matriculado.

Entretanto, deve-se observar que, pelo tamanho da capital paulista e pelas dificuldades de entrada na cidade nos horários de pico, que coincidem com os de deslocamento do estudante de casa até a escola e da escola até sua casa, é bastante inviável que alguém estude todos os dias em São Paulo sem ser um morador local.

Como famílias que se mudaram de São Paulo podem solicitar a desinscrição do sistema do Duepay?

Para solicitar a desinscrição do sistema do Duepay, as famílias que se mudaram de cidade e transferirão seus filhos para uma escola do novo município de moradia devem entrar em contato com a secretaria da antiga escola dos estudantes, pedindo o desligamento do programa, preferencialmente no mesmo momento em que entrarem com o pedido de transferência escolar.

Outra opção é contatar diretamente a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, pedindo informações sobre como e quando ocorrerá o bloqueio do acesso ao aplicativo Kit Escolar Duepay e aos benefícios oferecidos por meio dele. As famílias podem escolher a opção que acharem mais conveniente, para que estejam em dia com suas obrigações cidadãs.

Famílias que se mudaram para São Paulo passam a ter direito ao benefício Duepay?

Famílias que se mudaram para São Paulo podem ou não passar a ter direito ao benefício Duepay. Tudo depende da situação escolar em que os estudantes da família forem colocados. Se eles passarem a estudar em escolas federais, particulares ou estaduais, continuarão sem direito ao benefício Duepay, pois não estarão de acordo com os critérios dos programas associados a ele.

No entanto, caso esses mesmos estudantes forem devidamente matriculados em instituições escolares da alçada da prefeitura municipal de São Paulo, os pais e responsáveis por esses discentes terão imediatamente o direito de solicitar a inclusão no grupo dos indivíduos que receberão o benefício. Tudo depende do tipo de escola em que os estudantes da família estudam.

Como famílias que se mudaram para São Paulo podem solicitar a inscrição no sistema do Duepay?

Como dito anteriormente, as famílias que se mudaram de outra cidade para São Paulo não passam a ter direito imediato ao benefício Duepay, uma vez que, antes disso, é preciso que os estudantes da família sejam matriculados em uma escola municipal da cidade. Isso implica que, caso a matrícula seja feita em escolas estaduais, federais ou particulares, o benefício não é concedido.

Após a matrícula adequada ser feita, os pais e responsáveis pelos estudantes podem se informar com a secretaria da nova escola, pedindo a inclusão nos programas associados ao Duepay e questionando sobre o passo a passo para baixar o aplicativo, efetuar o cadastro neste e utilizar o saldo disponibilizado através dele para comprar materiais e uniformes escolares.

Informações sobre o Duepay, os programas que o utilizam para a oferta de benefícios aos estudantes da rede municipal de ensino de São Paulo e outras questões educacionais importantes, visite o nosso blog, e, para ter acesso aos melhores kits escolares pelos melhores preços e comprá-los utilizando o Duepay como forma de pagamento, acesse a Kit Escolar São Paulo!

#TAGS

Você gostaria de receber mais conteúdos como esse?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos. A Kit escolar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações com você.

Posts Relacionados