Como conseguir material escolar gratuito para alunos da rede municipal de SP?

Menina usando material escolar.

A educação é um investimento de alto retorno. Sabendo disso, muitos pais fazem tudo o que podem para garantir que os filhos em idade escolar tenham o melhor proveito possível das aulas.

Isso inclui garantir que eles sempre possuam materiais escolares em bom estado e compatíveis com o que estão aprendendo. Mas, infelizmente, os cadernos e livros costumam ser mais caros do que muitos podem pagar.

Tendo isso em vista, vamos apresentar, neste artigo, como estudantes do ensino público da cidade de São Paulo podem ter acesso a materiais escolares gratuitamente. Confira!

É possível conseguir os materiais escolares gratuitamente para alunos da rede pública de educação em SP?

Como forma de garantir que todos os estudantes possuam os itens necessários para estudar, a prefeitura de São Paulo lançou, em 2020, o Kit Escolar. Uma das iniciativas dessa campanha é o Programa Auxílio Material Escolar, no qual os beneficiários recebem créditos para a compra de cadernos, canetas e outros artigos de papelaria.

Então, sem gastar nada, os alunos das unidades de ensino municipais de São Paulo podem ter acesso a todo o material exigido para o seu ano letivo.

Como conseguir material escolar gratuito para alunos da rede municipal de SP?

Para ter acesso ao programa, é necessário baixar o aplicativo Kit Escolar DuePay e fazer o cadastro com o mesmo CPF (Cadastro de Pessoa Física) que foi apresentado na matrícula do estudante beneficiado.

Quem não tem certeza se possui direito ao auxílio ou se a matrícula está regularizada, pode consultar o site da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo.

A confirmação de cadastro no Duepay demora até meia hora, pois o sistema precisa avaliar a identidade do solicitante. Depois, é só esperar o saldo cair na conta e usá-lo em uma loja credenciada para o Kit Escolar, apresentando o CPF na hora da compra.

Os estudantes que não possuem acesso à internet não precisam se preocupar. O auxílio também é válido para eles. Neste caso, será preciso comparecer à secretaria da escola e pedir uma carta senha, uma espécie de código utilizado no lugar do aplicativo.

Quem pode receber esse benefício?

A prefeitura de São Paulo garante materiais escolares gratuitos para todos os estudantes matriculados na rede municipal, do berçário ao ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quem estuda em um Centro Paulistano de Línguas também tem direito a esse programa.

É possível obter uniformes gratuitos também?

Outro benefício do Kit Escolar é o Programa Auxílio Uniforme Escolar. O acesso a essa iniciativa e a sua utilização também ocorrem através do Duepay. Porém, o uniforme escolar gratuito está disponível apenas para as crianças da educação infantil ao ensino fundamental.

Com o material e a roupa da escola garantidos, sobra dinheiro para novos investimentos em educação e os alunos chegam cada vez mais perto de usufruir os retornos do conhecimento. Para receber mais informações sobre o benefício e outras dicas, confira o nosso blog.

auxílio material escolarmaterial escolar