O uniforme escolar é parte fundamental do guarda-roupa de crianças e adolescentes. Porém, com as frequentes brincadeiras e o tempo de uso alto, é normal que as peças que o compõem sofram alguns danos, como manchas ou marcas de desbotamento.
Cientes disso, organizamos algumas dicas bem úteis para que esses danos sejam prevenidos e até revertidos, de modo a recuperar as características originais do uniforme escolar do seu filho. Se o assunto lhe interessa, continue com a leitura.
Por que o uniforme escolar mancha e desbota?
Na escola, os alunos, principalmente crianças, realizam atividades que envolvem escrita, pinturas, alimentação e brincadeiras. Como efeito colateral, é algo bastante normal que substâncias como tintas, respingos de alimento e terra entrem em contato com as roupas usadas, em alguns casos resultando em manchas.
Outra questão que precisa ser considerada é o próprio suor das crianças, que conta com minerais e outros elementos que se acumulam na roupa e também levam a manchas, principalmente concentradas na região das axilas.
Além disso, durante o processo de lavagem, com a finalidade de removermos as manchas causadas pelos aspectos citados anteriormente, muitas vezes usamos químicos como água sanitária e cloro, os quais podem, e tendem a, causar amarelamento e desgaste da roupa a curto, médio ou longo prazo.
Também relacionada à lavagem, a forma como o uniforme é colocado para secar pode gerar danos, porque a exposição excessiva ao sol pode causar reações químicas no tecido que levam ao desbotamento gradual.
É possível recuperar a cor original de um uniforme escolar que desbotou?
Na maior parte dos casos, é, sim, possível recuperar algumas características de um uniforme escolar que desbotou. Contudo, nem sempre será possível recuperar completamente a cor original das peças, principalmente quando se trata de alguma cor forte que não seja preto ou marrom.
Diante disso, embora haja estratégias para a recuperação dos uniformes, a melhor opção a ser tomada sempre será a adesão a hábitos que estejam ligados à prevenção de manchas e marcas de desbotamento.
Quando vale a pena tentar recuperar uniforme manchado ou desbotado?
Tentar recuperar um uniforme escolar, ou qualquer outra peça de roupa, vale a pena quando os danos sofridos por ele não forem muito graves, porque, nesses casos, a recuperação tem mais chances de ser bem-sucedida.
Outro aspecto que justifica a tentativa de recuperação de um uniforme escolar é a qualidade das peças. Em muitos casos, as roupas escolares são de excelente qualidade, de modo que a tentativa de recuperá-las se faz válida por causa do valor do material.
Por fim, vale a pena a tentativa de recuperação do uniforme escolar manchado ou desbotado quando ele pode ser reservado para o uso em dias nos quais a criança será exposta a mais sujeira, como quando estiverem marcadas atividades envolvendo tintas.
Assim, mesmo que não seja possível garantir a recuperação total, o uso estratégico do uniforme escolar parcialmente recuperado previne que peças novas também sejam danificadas, evitando dores de cabeça e maiores gastos futuros.
Como recuperar uniforme escolar manchado ou desbotado?
Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para tentar recuperar um uniforme escolar manchado ou desbotado. Elas podem ter eficácia parcial ou máxima, dependendo da gravidade do dano. Acompanhe a seguir!
Manchas
No caso das manchas em uniformes escolares, há muitas alternativas que podem ser adotadas a fim de removê-las, porém com alguns cuidados especiais a depender do tipo de mancha presente na roupa. Assim, é prudente que você siga alguns passos para repará-las com eficiência. Veja abaixo.
Identifique o tipo de mancha
A primeira coisa a se fazer para corrigir uma mancha presente no uniforme escolar do seu filho é identificar o tipo de mancha. Para isso, a opção mais eficiente é perguntar a ele o que aconteceu para que a mancha aparecesse, e, depois, agir de acordo com a resposta dada.
Entretanto, nem sempre ele saberá responder o questionamento feito. Nesse caso, é preciso testar, no mínimo, se a mancha é de algo solúvel em água ou óleo, algo que pode ser feito colocando a peça manchada em um pouco de água e a esfregando suavemente.
Se a mancha ficar um pouco menos evidente, o causador tende a ser solúvel em água e o trabalho de remoção dele será mais fácil. Caso contrário, há uma grande chance de a mancha ser de algo que contenha óleo, e isso exigirá um tratamento mais trabalhoso para a sua remoção.
Pré-trate com sabão neutro ou tira-manchas
Uma das melhores formas de retirar uma mancha do uniforme escolar do seu filho é recorrendo ao pré-tratamento, que nada mais é que a utilização direta de algum produto sobre o tecido antes de iniciar a lavagem propriamente dita.
O uso de sabão em barra, sabão em pó ou detergente comum tende a ser eficiente na maioria dos casos. Em outros mais graves, é preciso que se utilize produtos vendidos nos mercados com especificações como “Tira manchas” na embalagem, e eles, quando bem escolhidos e usados conforme orientação do fabricante, funcionam muito bem.
Use soluções caseiras
Outra opção para a retirada de manchas dos uniformes escolares é o uso de soluções caseiras, normalmente envolvendo bicarbonato, vinagre, limão ou álcool durante a lavagem. Essas alternativas podem funcionar em muitos casos, mas precisam de cuidado maior, já que não se tratam de produtos que foram desenvolvidos com a finalidade de tirar manchas.
Lave em água fria
A água fria tem eficácia superior à morna e à quente quando o assunto é a remoção de manchas causadas por alimentos ou suor. Além disso, é menos agressiva à coloração original do tecido, prevenindo desbotamentos.
Desbotamento
Já quanto às marcas de desbotamento, existem algumas técnicas associadas a soluções caseiras, opções de lavagem, proteção contra danos solares e utilização de corantes que valem a tentativa e, em muitos casos, são eficientes. Acompanhe as dicas.
Lave com vinagre branco
O vinagre branco, quando usado durante o ciclo de lavagem, é um grande aliado na correção de desbotamentos em roupas, o que inclui, é claro, os uniformes escolares. Isso porque ele ajuda na fixação do pigmento na roupa, de modo a corrigir pontos desbotados e evitar novos desbotamentos.
Use sal na lavagem
Assim como o vinagre branco, o sal tem um poder significativo de fixação do pigmento na roupa. Para isso, a peça desbotada deve ser colocada de molho, completamente imersa, em uma solução contendo água morna e sal por meia hora antes da efetivação da lavagem. Os efeitos positivos dessa técnica podem aparecer bem rápido.
Evite o sol direto ao secar
O sol direto é o maior inimigo do uniforme escolar do seu filho quando o critério de análise é o desbotamento. Isso porque os raios ultravioleta (UV) que chegam à roupa por meio da exposição direta quebra as ligações químicas dos pigmentos, o que tira deles as propriedades como corantes.
Por conta disso, quando observamos as etiquetas de muitas peças de roupa, vemos indicações apontando que não devemos secá-las com exposição direta ao sol ou que devemos deixá-las secar em local arejado à sombra.
Reforce a cor com corantes específicos para tecido
O reparo de uniformes escolares também pode ser feito com o uso de corantes específicos para tecidos. No entanto, para recorrer a este recurso, é preciso ter ciência da exata cor utilizada para o tingimento dos tecidos, porque, sem isso, há o risco de descaracterização da cor original da roupa tingida.
Lave roupas coloridas separadamente
Lavar as partes do uniforme escolar coloridas separadas das brancas é algo que deve ser feito sempre, tanto para evitar manchas nas peças claras quanto para prevenir desbotamentos das peças tingidas.
Isso é importante porque parte do corante que é liberado pelas roupas coloridas durante o processo de lavagem é reabsorvida pelas próprias roupas que a liberaram. Contudo, caso haja roupas brancas no processo, elas terão uma maior capacidade de absorção, ficando manchadas, enquanto as outras ficarão carentes do corante perdido.
Se você gostou das dicas dadas acima e deseja ter acesso a mais conteúdo de qualidade sobre uniformes e outros materiais escolares, continue acompanhando o blog do Kit Escolar São Paulo e acesse nosso site oficial.