Por que é importante que os alunos utilizem uniformes escolares?

Alunos vestindo uniformes escolares.

Os uniformes estão presentes em diversos setores profissionais. Ao ver uma pessoa de jaleco branco, por exemplo, é difícil não imaginar que ela trabalha na área da saúde. Assim como calções e meias compridas remetem a jogadores de futebol e os uniformes escolares, evidentemente, a estudantes.

Mesmo que as crianças e os adolescentes possam encarar com descaso as peças padronizadas por acharem que elas limitam a sua individualidade, a associação que os uniformes estabelecem entre os alunos e a escola traz muitos benefícios.

Continue lendo e descubra por que o uso da farda escolar é tão importante, fazendo sentido que seja obrigatório na maioria das escolas brasileiras.

Quando e como surgiu o uso de uniformes escolares no Brasil?

No Brasil, a adoção de uniformes escolares começou, aproximadamente, em 1890. A primeira instituição a padronizar a vestimenta dos alunos foi a Escola Normal, que formava os estudantes do período que hoje corresponde ao ensino médio para atuarem como professores do ensino primário.

A farda da Escola Normal consistia em vestido azul-escuro por cima de uma blusa branca de mangas longas para as meninas e terno para os meninos. Supõe-se que a adoção de uniformes nas escolas tenha sido um modo de criar o sentimento de pertencimento nos alunos, sendo também um símbolo de status.

A partir de 1920, as escolas tradicionais também passaram a ter suas roupas oficiais e obrigatórias e, cerca de duas décadas mais tarde, o fardamento escolar se espalharia para o resto das instituições de ensino do país.

Por que é importante o uso do uniforme escolar?

A utilização do uniforme pode ter importância diferente para escolas, pais e alunos. Mas, no geral, está relacionada à organização dos estudantes em um grupo. Isso, para a escola, pode significar publicidade da sua marca, enquanto, para os pais e alunos, garante a segurança das crianças, que serão facilmente reconhecidas como
estudantes.

De forma mais abrangente, a professora do curso de Design e Moda da Universidade Federal do Ceará, Dijane Victor, explica no artigo Reflexões sobre moda no campo da educação: uniforme escolar que a importância dessas roupas vem dos princípios de:

● disciplina;
● identificação;
● agrupamento;
● padronização;
● inclusão;
● marketing.

5 Vantagens de instituições que utilizam uniformes escolares

Separamos cinco impactos positivos da utilização dos uniformes para crianças, pais e, principalmente, instituições de ensino. Confira abaixo!

Segurança dos alunos

A principal razão para que o uso das vestimentas padronizadas na escola seja incentivado é que, caso a criança se perca ou consiga sair da escola sozinha, outras pessoas podem levá-la de volta, já que reconhecerão a escola pelo nome bordado na roupa.

De qualquer maneira, é menos provável que aconteça algo do tipo, já que é mais fácil para os professores visualizar os alunos que estão vestindo a roupa da escola.

Fácil identificação de alunos

Basta lançar o olho em uma criança ou um adolescente uniformizado para saber que se trata de um estudante. Por essa razão, os funcionários conseguem manter o controle sobre quem entra em uma escola, já que é fácil reconhecer os alunos.

Igualdade

Quando cada criança veste as suas próprias roupas, é mais provável que haja intimidações por causa do preço ou do estilo das peças. Mesmo que o ideal seja combater o bullying com conversas e projetos de ensino, a sensação de que todos são iguais deixa as crianças mais confiantes e com menos medo de serem rejeitadas pelos seus pares.

Economia

A parte preferida dos pais quando o assunto é uniforme é a grande economia associada a ele. Primeiro, porque é necessário comprar apenas algumas peças para as crianças usarem durante todo o ano letivo. Segundo, pois o seu uso evita que as roupas normais se desgastem. E, terceiro, porque mesmo os uniformes de qualidade são mais baratos do que as roupas do dia a dia.

No caso de municípios que oferecem um valor para a compra da farda das escolas públicas, como é o auxílio uniforme em São Paulo, sobra mais dinheiro para os pais garantirem outros itens básicos para os filhos, como materiais escolares.

Fortalecimento de marca

Por último, as cores, o brasão e o estilo das roupas oficiais fazem com que, ao ver alunos com o uniforme na rua, as pessoas passem a conhecer a escola, fortalecendo a marca.

Por essas razões, cabe à instituição de ensino incentivar o uso do uniforme e aos pais garantirem que as crianças o utilizarão. Depois desses argumentos, você acredita que o uso de uniformes escolares deve ser obrigatório? Compartilhe este post com a sua opinião nas redes sociais. E confira outros artigos do blog da Kit Escolar para aprender mais sobre uniformes e materiais escolares.

benefícios dos uniformes escolaresuniformes escolares