Lista de material escolar: 13 itens essenciais de para as séries do ensino fundamental

Desenho de uma prancheta com lista de materiais escolares.

Trocar de série não é fácil. Passar para uma nova etapa de ensino, menos ainda. Além da dificuldade que os alunos do ensino fundamental enfrentam em relação ao medo do desconhecido, os pais também ficam confusos sem saber quais materiais escolares comprar.

Pensando nisso, reunimos abaixo dicas para você realizar a escolha dos itens e explicamos quais são os principais materiais que a criança desse período escolar deve possuir.

O que é a lista de materiais escolares?

Todo início de ano letivo, as escolas indicam para os pais todos os materiais individuais que serão usados no programa pedagógico das séries em que os seus filhos estão matriculados. Essa é a lista de material escolar, que deve ser levada quando os responsáveis forem comprar os itens para as crianças.

Quando comprar os materiais escolares?

Para evitar os preços altos e as lojas cheias, o melhor momento para realizar as compras de materiais escolares é entre setembro e novembro do ano anterior ao início das aulas. Os meses de dezembro a fevereiro devem ser evitados.

Mas, se a preferência é por comprar material escolar online, qualquer época do ano pode ser aproveitada. Neste caso, a dica é acompanhar os preços dos produtos por mais de um site durante alguns meses para ter certeza de que o valor dos itens não aumentou.

Onde e como comprar os materiais escolares?

Nas lojas físicas, é possível encontrar os itens necessários para a escola em papelarias. Já no comércio digital, os pais também podem procurar por uma loja especializada em materiais escolares. Ao contrário das papelarias, os seus produtos são voltados apenas para o uso em escolas.

Antes de buscar um desses estabelecimentos, é importante que os pais façam primeiro uma vistoria nos estojos antigos dos filhos, para reaproveitar aqueles que estiverem bons e, assim, economizar. Deve-se também considerar comprar em mais de uma loja, pegando o que tiver mais barato em cada uma.

Qual é a diferença entre a lista de materiais do ensino fundamental e médio?

Os materiais escolares acompanham a evolução dos alunos na escola. Por isso, é comum que no início do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano, as crianças ainda utilizem canetinhas, giz de cera e colas, para trabalhos voltados ao desenvolvimento da criatividade.

A presença de itens para pintura e colagem se tornam menos presentes conforme o aluno avança para os anos seguintes e, no ensino médio, apenas o lápis de cor é necessário.

Além disso, conforme o estudante ganha confiança na escrita, o caderno de brochura é substituído pelo universitário e as canetas passam a dividir espaço com os lápis.

13 itens essenciais para as séries do ensino fundamental

Se a escola não liberou a lista de materiais escolares, mas você já quer começar a pesquisar os preços dos produtos, listamos para você quais são os itens que não podem ser deixados de fora. Confira!

Cadernos

Os cadernos são usados em todas as séries do ensino fundamental. Para crianças do 1º ao 3º ano, o ideal é que sejam de brochura. A partir do 4º ano, o aluno começa a utilizar cadernos universitários de 80 folhas. Já do 7º ao 9º ano, esse item passa a ser de 200 folhas.

Agenda

Os alunos menores, recém-saídos do ensino infantil, ainda não têm tanto controle sobre as suas demandas e tarefas de casa. Por isso, a agenda infantil é indispensável, já que será o meio através do qual os professores se comunicarão com os pais.

Tesoura

A tesoura, preferencialmente sem ponta, pode ser necessária para as aulas de arte ou até para o recorte de figuras em aulas de geometria, no caso dos alunos do 9º ano.

Apontador

Na hora das compras, os pais sempre se lembram dos lápis, mas muitas vezes costumam deixar o apontador de fora. Não se esqueça deste item que garantirá que a criança continue realizando as tarefas quando a ponta do lápis quebrar.

Escolha um que seja do tamanho de todos os lápis que a criança for usar, inclusive os de cores. Caso seja necessário, alguns modelos possuem mais de uma entrada, com tamanhos diferentes.

Borracha

Tão essencial quanto lápis e apontadores é a borracha. Esse costuma ser um material muito durável, então é provável que você consiga reutilizar de anos anteriores.

Caderno de desenho

Esse é um caderno com folhas sem pauta, geralmente na horizontal. Ele é indispensável para as aulas de arte e para desenhar formas geométricas nas aulas de matemática.

Caneta esferográfica

A partir do 4º ano, a caneta começa a ser utilizada nas anotações e, principalmente, nas provas, de modo a evitar a mudança posterior das respostas. É indicado que o aluno tenha, pelo menos:

● duas canetas azuis;
● duas canetas pretas;
● uma caneta vermelha.

Caneta hidrográfica

A caneta hidrográfica também é conhecida popularmente como canetinha. Ela só é usada até o quarto ano do fundamental, mas, nesse período, ela é essencial para que as crianças desenvolvam a criatividade ao desenhar. Você pode encontrá-las, normalmente, em pacotes de 6, 12 ou 24 cores.

Lápis de cor

Os lápis de cor são muito úteis para a realização de diversos projetos na escola e, por isso, acompanharão os alunos por todos os anos letivos. Esse é outro item que dura bastante. Você pode, com o passar dos anos, apenas substituir as cores que tenham quebrado ou acabado e comprar novas para aumentar a gama de opções dos seus filhos.

Cola branca

A cola branca é um item essencial em todo o ensino fundamental. Compre pelo menos dois tubos pequenos, pois ela será muito utilizada nos projetos escolares.

Estojo

É claro que, para guardar todos esses materiais escolares, seus filhos vão precisar de um estojo. Opte por um bem grande para caber os itens maiores, como cola, apontador e tesoura.

Giz de cera

Outro item para o ensino de artes é o giz de cera, presente nas listas de materiais escolares até o 7º ano do ensino fundamental. Assim como as canetas hidrográficas, ele vem em kits de 6 a 24 cores.

Régua

A régua, geralmente, só precisa ser comprada uma vez na vida escolar da criança. Ela pode ser de 15 centímetros, para caber no estojo. As opções mais baratas são de acrílico, mas as de aço são mais duráveis.

Oferecer os materiais escolares adequados para o aprendizado dos seus filhos os incentiva a estudar, pois se sentem mais preparados para a escola. Leia também os outros posts do nosso blog para pegar mais dicas que ajudam as crianças a se saírem bem na escola.

#TAGS

ensino fundamentalescolher material escolarlista de materialmaterial escolarmaterial escolar essencial

Você gostaria de receber mais conteúdos como esse?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos. A Kit escolar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações com você.

Preencha esse campo
Preencha esse campo

Posts Relacionados