Atividades lúcidas em família

Importância de realizar atividades lúdicas em família

Durante o ano letivo escolar nós pais temos inúmeras preocupações e responsabilidades como; Organizar os horários e rotina de nossos filhos, providenciar o Kit escolar, nos informar sobre lojas credenciadas  para comprar material escolar, dar conta do nosso trabalho e ainda nos organizar financeiramente para cobrir todos os custos.

Diante deste contexto de correria, muitas famílias não conseguem desfrutar de um tempo de qualidade com as crianças, desenvolver atividades lúdicas, momentos diferentes de iteração e imersão no mundo infantil.

As atividades lúdicas em família são importantes para o desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças, sem contar os benefícios do fortalecimento do vínculo familiar.

Pensando nisso, trouxemos este post para você com sugestões de 2 atividades simples que podem ser desenvolvidas no dia a dia dentro das possibilidades de horários e rotina individualizada de cada família.

Pintura e desenhos

Para muitos a pintura pode parecer algo simples e superficial, mas para os pequenos é uma atividade que desenvolve a concentração, coordenação motora fina e  criatividade. Os desenhos e pinturas também demonstram as emoções da criança. Já guarda essa dica! Prepara um espaço com lápis de cor, tintas e folhas e fica de olho nas produções do seu pequeno(a).

Histórias

O momento de contação de história possibilita o desenvolvimento da criatividade, imaginação e abre espaço para ensinar de forma leve e divertida princípios importantes, como regras de convivência, combinados da família, valores, emoções e muito mais. Convide seu pequeno para sentar-se ao chão, conte uma história e o deixe participar, convide-o para criar o final da história, para encenar um personagem.

Lembre-se! As possibilidades variam de acordo com a faixa etária de cada criança.

Dica: Dentro deste momento você também pode incentivá-lo(a) a ter zelo por seus brinquedos, seu kit escolar, seu uniforme escolar, dentre outros.

Auxilio duepayauxílio uniforme SPkit escolaruniforme escolar